GAROTO HUMILDE DO RIO DE JANEIRO, ISAAC É O TALENTO NOSSO DA SEMANA
O talento nosso desta semana é o atleta, Isaac Gomes Rogrigues da Silva de 13 anos.
O garoto Isaac é carioca, natural do Rio de Janeiro, e tem uma história de luta e superação desde o nascimento. Começou a “brincar de bola” aos quatro anos de idade e hoje é um talento do clube com potencial para ser um grande jogador no futuro. Mas como todo garoto de origem humilde, Isaac vem enfrentando muitas dificuldades na busca de um sonho – Ser Jogador Profissional de Futebol. Uma das suas primeiras dificuldades, logo muito novo, foi não ter tido a presença do Pai Biológico que nunca assumiu a responsabilidade sobre a paternidade do garoto. Essa função coube ao casal Lenilda e Maciel, seus avós, além da mãe Thayane e do tio Matheus.
O avô de Isaac, o Senhor Maciel Martins, foi o Pai que ele precisava e sempre o incentivou a ser jogador de futebol. No entanto, o Sr. Maciel faleceu com Isaac ainda dando os primeiros passos no futebol. Foi uma situação muito difícil para Ele e a família. Com o falecimento do patriarca, restou a D. Lenilda assumir o papel de liderança. E aa primeira decisão foi deixar o Rio de Janeiro em busca de melhores condições e suporte para a família. Decidiram, então, migrar para uma pequena cidade no interior da paraíba chamada Junco do Seridó, terra de familiares de D. Lenilda, de pouco mais de 7.000 habitantes.
A ausência do avô passou, de certa forma, a ser suprida pelo tio Matheus. Mas, algum tempo depois, o Tio resolve retornar ao Rio de Janeiro em definitivo. Isaac novamente perde a figura do Pai. Isaac sofreu bastante a morte do Avô e a mudança do Tio que eram as figuras masculinas mais próximas que Isaac tinha na família. Restaram a avó Lenilda e a mãe Thayane. Segundo a avó, Isaac passou por uma fase muito difícil, de personalidade arredia e espírito inquieto. Mas, elas conseguiram contornar a situação.
O refúgio do jovem garoto, a partir de então, era jogar bola nas ruas de Junco do Seridó. E nessas idas e vindas com a bola embaixo do braço, Isaac foi convidado por alguns times da cidade a treinar futsal. Logo vários observadores foram atraídos pela técnica e velocidade de Isaac com a bola no pé.
Após isso, Ele foi convidado a jogar em um clube da cidade de Campina Grande, cidade a 102Km de Junco do Seridó, para treinar Futebol três vezes por semana. Mas Isaac só viajava quando algum veículo da prefeitura dava carona.
Algum tempo depois, a família foi informada que o responsável pelo time mostrou vídeos de Isaac jogando para olheiros do Clube de Regatas do Flamengo. Daí surgiu um convite para um teste na equipe de futsal do Rubro Negro Carioca. Isaac e a mãe seguiram para o Rio de Janeiro mesmo com muita dificuldade. Por lá ficou por 30 dias em avaliação. Após esse período, Isaac e a família foram comunicados que o garoto não seria aproveitado de imediato, mas que ficaria sob monitoramento dos observadores do clube. Mesmo triste, Isaac retornou e prometeu se dedicar e mostrar que um dia vestiria a camisa de um grande clube.
“Quando ele foi pro Rio de Janeiro a primeira vez , a gente não tinha condições de mantê-lo lá. Fizemos bingos e campanhas pra poder acompanhá-lo na viagem, pois ele só tinha 8 anos de idade” informou a mãe de Isaac, Thayne Gomes.
Retornando à Paraíba, a família de Isaac foi apresentada a Germano Rodrigues, agente de atletas que mora na Suíça e agencia jogadores no Brasil. Germano é atual agente de Isaac e, talvez, a nova figura paterna na vida do garoto já que o menino recebe toda a assistência que precisa. Germano foi o responsável por trazê-lo ao Grêmio Recreativo Pague Menos. pós um período de avaliação, Isaac foi aprovado e veio morar na capital cearense. Isaac atua no GRPM/TIROL desde outubro de 2021, pelas categorias Sub 13 e Sub 14. Isaac mora com a família de seu agente Germano e a família continua em Junco do Seridó. O Garoto vai a cada três visitar a família.
No ano de 2022 Isaac realizou novos testes nas categorias de base do Flamengo através da parceria estabelecida entre o GRPM/Tirol e o Rubro Negro Carioca na formação e revelação de novos atletas de futebol. Isaac foi bem avaliado, mas retornou para intensificar a parte técnica e física para poder retornar ao Flamengo.
O treinador Jacy Filho está sempre incentivando e aconselhando Isaac a seguir firme em sua trajetória de se tornar um jogador profissional. “Isaac tem muita força de vontade de vencer e temos Fé em Deus que ele um dia vai conseguir.” Afirma Jacy Silveira.