Ian: jovem promessa no futsal cearense
[Por Juçara Araújo]
Em seu último ano no futsal sub 20, o ala/fixo Ian Lucas Caminha, 19 anos, já brilha em competições profissionais da categoria adulta a nível local, estadual e até mesmo regional. O atleta compõe o elenco do Grêmio Recreativo Pague Menos desde 2016, mas o trabalho e a dedicação dele em quadra vêm de longo tempo, desde criança, quando começou a treinar no bairro em que vive. Em boa fase, o jogador pretende seguir carreira no futsal e revela que o esporte sempre o proporcionou coisas boas na vida.
Vindo de uma família simples, Ian é o segundo de três irmãos. Filho de mãe solteira, nunca conviveu com o pai, sempre foi a mãe, a senhora Elizabeth Maria Caminha, quem o apoiou em tudo. Reside no bairro Parque Araxá, em Fortaleza, desde quando nasceu em 24 de novembro de 1997.
Começou a treinar futsal no bairro onde mora, aos 8 anos de idade, quando surgiu uma oportunidade para fazer teste no time da AABB, onde ficou treinando e jogando. Depois ganhou bolsa de estudos para jogar e estudar na escola particular Darwin, onde permaneceu da 5ª série do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. “A minha mãe é pensionista e não tinha como pagar boa educação para mim e mais dois irmãos. Estudei em bom colégio graças ao futsal e por ele também tive a oportunidade de viajar para competir os jogos escolares em Belém (PA), Cuiabá (MG), João Pessoa (PB), além de um Campeonato Brasileiro que aconteceu aqui, em Fortaleza”, ressaltou.
Neste período, o menino também defendeu as camisas do América, Sumov, Bombeiros e BNB, respectivamente, até chegar ao Grêmio Recreativo Pague Menos, no ano passado, por onde já conquistou os títulos de Campeão da Copa Igor 2016 (sub 20), Vice-Campeão Cearense 2016 (sub 20), Campeão da Liga Nordeste 2016 (adulto) e Campeão da Copa LFA 2017 (Adulto). “Aqui no Ceará não vejo um clube melhor para estar, com melhor estrutura e trabalho. O clube dá oportunidade para você crescer, tem visibilidade… Se você for bem, você aparece”, disse Ian sobre o Grêmio Recreativo Pague Menos.
Além do futsal, a Rede de Farmácias Pague Menos também deu a primeira oportunidade de emprego ao garoto, em 2016, através do Programa Jovem Aprendiz. Desde o ano passado que Ian vinha jogando e trabalhando na empresa, tendo finalizado o contrato de um ano e três meses do programa em outubro último.
O jogador agora pretende se dedicar somente ao esporte e ingressar em uma faculdade no ano que vem. Continua no time da farmácia, por onde disputa o Campeonato Cearense e a Liga Alvinegra Júnior, ambas na categoria sub 20 e, para 2018, aguarda propostas.
Comentários (1)
Ednardo oliveira
Parabéns Ian fui seu supervisor no CD pague menos,sei da sua competência profissional e respeito,justo, honesto, humilde e acima dedica no que faz ou seja no trabalho braçal ou nas quadras de futsal. VC é uma promessa de sucesso garoto lhe desejo saúde, sabedoria e sucesso garoto. Deus é fiel e contigo irmão. Ednardo (armerim)10 há colo no grêmio recreativo pague menos que é sucesso